quarta-feira, 19 de julho de 2017

Palestrantes



Palestrantes

Adriana Schmidt Dias é Professora Associada do Departamento e do Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Professora Efetiva do Programa de Pós-graduação em Antropologia da Universidade Federal de Pelotas. É Doutora em Arqueologia Pré-histórica pela Universidade de São Paulo (2003), pesquisadora do CNPq e desenvolve projetos sobre povoamento da América no Sul do Brasil, com ênfase em estudos de tecnologia e arqueologia ambiental.

Águeda Vialou é Professora Associada do Departamento de Pré-história do Muséum National d’Histoire Naturelle (França) e Professora Colaboradora do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo. É Doutora em Arqueologia Pré-histórica pela Universidade de São Paulo (1979), pesquisadora do CNRS e desenvolve projetos de pesquisa sobre povoamento da América no Centro-Oeste do Brasil, com ênfase em estudos de tecnologia.

Andrei Isnardis Horta é Professor Adjunto do Departamento e Programa de Pós-graduação em Antropologia da Universidade Federal de Minas Gerais. É Doutor em Arqueologia Pré-histórica pela Universidade de São Paulo (2009), pesquisador do Setor de Arqueologia do MHNJB da UFMG e desenvolve projetos de pesquisa sobre povoamento da América no Sudeste do Brasil, com ênfase em estudos de tecnologia e arte rupestre.

Antoine Lourdeau é Professor Adjunto no Departamento de Pré-História do Muséum National d’Histoire Naturelle (França) e Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Arqueologia da Universidade Federal de Sergipe. É Doutor em Arqueologia Pré-histórica pela Université Paris-Ouest Nanterrela Défense (2010) e desenvolve projetos de pesquisa sobre povoamento da América no Nordeste, Centro-Oeste e Sul do Brasil, com ênfase em estudos de tecnologia.

Claide de Paula Moraes é Professor no Departamento de Antropologia e Arqueologia da Universidade Federal do Oeste do Pará. É Doutor em Arqueologia Pré-histórica pela Universidade de São Paulo (2013) e desenvolve projetos de pesquisa sobre povoamento americano na Amazônia Brasileira, com ênfase em estudos de tecnologia.

Denis Vialou é Professor do Instituto de Paleontologia Humana, Diretor do Laboratório de Pré-história do Muséum National d’Histoire Naturelle (França) e Professor Colaborador do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo. É Doutor em Arqueologia Pré-histórica na Université Paris 1 (1981), pesquisador do CNRS e desenvolve projetos de pesquisa sobre Paleolítico Europeu e Povoamento do Continente Americano, com ênfase em estudos de arte rupestre.

Dilce de Fátima Rossetti
Possui mestrado em Geologia e Geoquímica pela Universidade Federal do Pará (1990), Phylosophy Doctor pela University of Colorado At Boulder (1996). Foi pesquisadora do Museu Paraense Emílio Goeldi entre 1988 e 2004 e atualmente é pesquisador titular do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Desenvolve pesquisa enfocando sedimentologia, estratigrafia, sensoriamento remoto e geomorfologia visando a reconstituição de paisagens cretáceas e cenozóicas, principalmente em áreas amazônicas.

Edithe Pereira
Possui graduação em Licenciatura em História pela Universidade Federal do Pará (1982), mestrado em História pela Universidade Federal de Pernambuco (1990) e doutorado em Geografia e história pela Universidade de Valência, Espanha (1996). Atualmente é pesquisador Titular III do Museu Paraense Emílio Goeldi. Tem experiência na área de Arqueologia, com ênfase em Arqueologia Pré-Histórica, atuando principalmente nos seguintes temas: arte rupestre, pré-história da Amazônia, carta arqueológica e arqueoturismo.

Lucas Melo Reis Bueno
E Professor Adjunto do Departamento e do Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal de Santa Catarina. É Doutor em Arqueologia Pré-histórica pela Universidade de São Paulo (2005), com pós-doutorado em Arqueologia no Muséum National dHistoire Naturelle (2011) no Laboratório de Estudos Evolutivos Humanos da Universidade de São Paulo (2008-2011) e no Museu de História Natural da Universidade Federal de Minas Gerais (2007-2008). É pesquisador do CNPq e desenvolve projetos sobre povoamento da América no Brasil Central, na Amazônia e na região sul do Brasil, com ênfase em estudos de tecnologia.

 Marcos Pereira Magalhães
Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1981), mestrado em História Antiga e Medieval pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990) e doutorado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998). Atualmente é pesquisador titular do Museu Paraense Emílio Goeldi, coordena projetos de pesquisa em Carajás (PA) e participa de projeto arqueológico em Monte Alegre (PA), coordenado por Edithe Pereira. Tem experiência na área de Arqueologia, com ênfase em Arqueologia da Amazônia, atuando principalmente nos seguintes temas: arqueologia da paisagem; arqueologia teórica; arqueologia da organização social e política das remotas sociedades amazônicas (sociedades simples e complexas - Cultura Tropical e Cultura Antropical). Em artes tem publicações de poesias e atuação (criação) em teatro.

Myrtle Pearl Shock
Interessei por arqueologia querendo saber da vida e cultura pré-histórica. Segui para uma educação na University of Pittsburgh para a graduação e na University of California, Santa Barbara para o mestrado e doutorado. Trabalhei no caminho com os assentamentos de caçadores-coletores, arte-rupestre, industrial lítica, subsistência e a transmissão de tecnologias. As regiões onde trabalhei inclui o Great Basin e New York nos Estados Unidos, Peru, os cerrados Brasileiros e a Amazônia. Hoje atua principalmente nas questões de manejo ambiental e cultivo de plantas nas terras baixas, cerrado e floresta tropical, através de pesquisas paleoetnobotânicas.

Raoni Bernardo Maranhão Valle
Possui doutorado em Arqueologia Pelo Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (2012) e mestrado em História com área de concentração em Pré-História pela Universidade Federal de Pernambuco (2003). Tem experiência na área de Arqueologia pré-histórica com ênfase na investigação de registros rupestres enquanto variável arqueológica, especializando-se no estudo das gravuras rupestres nas regiões nordeste (área arqueológica do Seridó Potiguar e Paraibano e Semiárido Pernambucano) e, posteriormente, norte do Brasil. Desde 2005 desenvolve pesquisas nos estados do Amazonas, Roraima e Pará onde vem realizando levantamentos fotográficos de sítiosrupestres nas bacias dos rios Negro, Branco, Jauaperi e Tapajós. Levantamentos que serviram de base para sua Tese de Doutorado e projetos acadêmicos posteriores. Além disso, desenvolveu através do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) um trabalho experimental de capacitação em arqueologia para professores indígenas da etnia Mura no baixo rio Madeira, transcorrido entre 2005 e 2007, e entre 2007 e 2008 coordenou o projeto Yandé Anama Mura - Documentação Audiovisual do Patrimônio Imaterial dos Pajés e Pearas Mura financiado pelo Programa Petrobrás Cultural.
Atualmente encontra-se como Professor Adjunto no Programa de Arqueologia e Antropologia (PAA) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) e vem desenvolvendo o Programa de Pesquisa e Extensão (PROEXT-MEC 2014) Arqueologia nas Aldeias - Kuyjeat Etaybinap - uma proposta de arqueologia colaborativa com professores Indígenas Munduruku do Médio Tapajós e documentação audiovisual da História Oral da etnia; e o projeto Pedra do Sol - Contextualização Arqueológica e datação Indireta de Gravuras Rupestres na Amazônia Brasileira (Roraima), dedicado a situar referenciais crono- estratigráficos para as Gravuras Rupestres Amazônicas (projeto financiado pelo CNPq via Edital Universal 2013).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Camisa do evento

Olá a todas e a todos Fizemos uma camisa para o simpósio, ela custa R$25,00. Os interessados em adquiri-la podem enviar um email para povoa...